10 maneiras fáceis de poupar ou ganhar mais dinheiro (Dicas de especialistas)

Existem milhares de maneiras de poupar dinheiro e/ou ganhar mais dinheiro, mas ir atrás de todas as dicas provavelmente só vai fazer com que fique oprimido em vez de rico. Por isso, descubra o que os especialistas têm a dizer sobre as melhores maneiras de economizar e/ou ganhar mais dinheiro.

A “GOBankingRates” colocou a seguinte questão a 10 especialistas em finanças pessoais, negócios e empreendedorismo:

“Na sua opinião, qual é a maneira mais fácil de economizar dinheiro ou ganhar mais dinheiro?”

Dicas de especialistas para poupar ou ganhar mais dinheiro

10 maneiras fáceis de poupar mais dinheiro (Dicas de especialistas)

1. Iluda-se a si próprio para poupar

Stephen Dubner, co-autor do best-seller do New York Times “Freakonomics”, diz que a poupança está relacionada com a forma com você mentalmente encara a gestão do seu dinheiro.

“Eu acredito firmemente que as pessoas devem iludir-se a si próprias para poupar, se isso for necessário – aproveitando o que os economistas comportamentais chamam de contabilidade mental – ou seja, tratar diferentes pilhas de dinheiro com intenções diferentes” – disse Dubner.

“Além disso, a disciplina realmente ajuda. Desde que sou trabalhador por conta própria, a primeira coisa que faço ao receber qualquer pagamento é desviar o percentual apropriado para uma conta poupança reservada para pagar impostos.”

Dubner também aconselha as pessoas a não usar um produto bancário muito comum:

“Eu nunca tive um cartão de crédito – apenas um cartão de crédito. É muito fácil gastar dinheiro que você não tem, ou que realmente não precisa gastar.”

 

2. Siga a sua paixão

“Dedicar-se à sua paixão é a melhor maneira de ganhar dinheiro”, disse Emma Johnson – jornalista, empresária e blogger.

Johnson diz que a paixão e a motivação que advém dela são o que o separará da competição na sua área de atuação.

“O mercado está lotado com muita gente fazendo coisas semelhantes”, disse Johnson. “A sua faísca, a coisa que você mais gosta de fazer – essa é a coisa que você pode trazer ao mundo que mais ninguém pode. Conceba um negócio em torno disso, e será um sucesso.”

 

3. Comece a poupar pequenas percentagens desde jovem

Clark Howard, especialista em consumo e anfitrião do programa “The Clark Howard Show”, dava conselhos especialmente para os jovens para quem os desafios da gestão de dinheiro ainda são novos: “Comece a viver com a metade do seu salário”. Howard salienta que evitar a inflação do estilo de vida e continuar a viver frugalmente após terminar a faculdade pode ser relativamente fácil, mas rende poupanças significativas. “Se você se habituar a ser um estudante que vive com quase nada, metade de um salário do seu primeiro trabalho pós-escolar irá parecer muito dinheiro”, disse Howard. “Aquela outra metade economizada será também muito dinheiro”. Aqueles que ainda não chegaram a essa fase da vida podem ainda assim construir um hábito de poupança começando com pouco, disse Howard:

“Se você está nessa fase da sua vida, comece por poupar um cêntimo por cada euro que você ganha e aumente mais um cêntimo a cada 6 meses. Em cinco anos você estará economizando 10 cêntimos de cada euro que você ganha, e em dez anos você estará economizando 20 cêntimos de cada euro que você ganha.”

 

4. Automatize as suas poupanças

Farnoosh Torabi, autor best-seller, especialista em finanças pessoais e apresentador do podcast “So Money with Farnoosh Torabi”, tem uma abordagem simples para poupar dinheiro: “Automatize e não pense mais nisso”.

Torabi realça que poupar dinheiro definindo transferências automáticas não requer esforço nem força de vontade.

“Comprometa-se com uma percentagem mensal do seu salário que será automaticamente transferida para uma conta de poupança separada”, disse Torabi.

“Eu recomendo pelo menos 10%. Faça isto antes de qualquer outra operação financeira. Defina o valor da transferência, uma data de transferência consistente e pronto – está feito! Em um ano, você ficará chocado com o quanto você conseguirá poupar – e com pouco esforço!”

 

5. Encontre uma necessidade e preencha-a

De acordo com Pat Flynn, empresário online, o seu rendimento resume-se a quão bem você pode fornecer soluções quando elas são necessárias.

“A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é fornecer valor a quem precisa”, disse Flynn. “Os ganhos são um subproduto de quão bem você serve o seu público.” Flynn realça que freelancing e empreendedorismo são boas oportunidades para fazer isso.

“Freelancing, por exemplo, é usar as suas habilidades como um serviço para ajudar outras pessoas que precisam desse tipo de trabalho, e pode ser uma situação vantajosa para todos os envolvidos”, disse ele. “Construir uma marca ou uma empresa que cria soluções, tanto digitais como físicas, pode ser uma maneira fantástica de criar renda suplementar e renda passiva também.”

 

6. Maximize o seu alcance no mercado

Robert Kiyosaki conseguiu uma série de seguidores através da sua marca “Rich Dad” (Pai Rico), que começou com o livro best-seller “Rich Dad, Poor Dad” (Pai Rico, Pai Pobre) e que atualmente inclui o “Rich Dad Radio Show”. Kiyosaki diz que para ganhar mais dinheiro é preciso concentrar-se num mercado ou público mais amplo.

“Eu faço mais dinheiro quando me concentro em servir mais pessoas”, disse Kiyosaki. “Por exemplo, eu escrevo um livro – ao invés de realizar pequenas reuniões ou conversar com pequenos grupos – para servir mais pessoas. Se eu escrever um bom livro que serve a muitas pessoas, eu ganho mais dinheiro.”

 

7. Poupe os trocos

Ric Edelman, presidente e CEO da Edelman Financial Services e anfitrião do programa “A verdade sobre o dinheiro com Ric Edelman”, oferece um truque nítido sobre como conseguir poupanças extras, mesmo tendo um orçamento apertado:

“Nunca gaste os trocos; use sempre notas para pagar despesas diárias como o café e o almoço. Usando notas para pagar e recolhendo as moedas, você pode acumular 40 ou 50 euros por mês, literalmente, sem grande esforço. Isto também significa que você precisa de deixar de usar cartões de crédito e débito.”

 

8. Descubra a sua vantagem competitiva

Laura Adams, anfitriã do podcast “Money Girl”, dá conselhos de poupança semelhantes aos de Torabi: “A maneira mais fácil de economizar dinheiro é automatizar o processo, de preferência através de uma dedução automática do salário.”

No entanto, quando se trata de ganhar dinheiro, Adams afirma que encontrar a sua vantagem competitiva é fundamental.

“A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é descobrir o que você faz melhor do que a maioria das pessoas”, disse Adams. “Em seguida, forneça esse valor para um empregador ou para os seus próprios clientes.”

9. Tenha disciplina financeira

Andrew Horowitz, CFP e autor diz que é preciso aproveitar todas as migalhas para realmente economizar dinheiro e construir riqueza.

“Não há nenhuma maneira fácil.” disse Horowitz. “É preciso disciplina e a percepção de que um equilíbrio entre gastar hoje e economizar para o futuro tem de fazer parte do estilo de vida.”

 

10. Descubra o que funciona para você

Quando se trata de poupar ou ganhar dinheiro “há sempre algumas `frutas mais perto do chão fáceis de apanhar´ em ambas as categorias, mas acho que depende de cada pessoa”, disse Brandon Turner, investidor imobiliário e co-anfitrião do Podcast BiggerPockets.

Turner admite que esta é uma resposta um pouco genérica mas a verdade é que existem muito poucas regras que funcionam para toda a gente quando o assunto é sucesso financeiro. Conhecer os seus pontos fortes e fracos pode ajudá-lo a decidir onde empregar os seus esforços. Por exemplo, “se você é empreendedor, ganhar dinheiro é significativamente mais fácil”, disse Turner. “Mas nem todo mundo é assim.”

Receba as nossas dicas / notícias diretamente no seu email:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *