[ALERTA de BURLA] Anúncios de Empréstimos Pessoais Rápidos “invadiram” o Facebook
Nos últimos dias tenho verificado que o Facebook está a exibir “toneladas” de anúncios de crédito pessoal, que são basicamente esquemas para enganar as pessoas que estão a passar por dificuldades financeiras.
O primeiro que me apareceu foi este (ver imagem abaixo):

Este anúncio gerou-me imediatamente desconfiança, mas se o Facebook o aprovou talvez não se trate de uma burla (pensei eu na minha inocência…)
Então cliquei no linkei da página “Oportunidade de crédito” para investigar um pouco mais, e verifiquei que a página tinha sido criada há 2 ou 3 dias, e tinha apenas algumas publicações de imagens tiradas da internet.
Logo aí não tive dúvidas que era uma página criada por um burlão, ou neste caso burlona (pintoanacandida@gmail.com) | Telemóvel: 937354131.
De seguida, visitei a secção de “Críticas” da respetiva página e deparei-me com as críticas negativas que mostro a seguir:

Ora aqui está a confirmação que realmente se trata de um esquema fraudulento de concessão de hipotéticos créditos pessoais.
Digo hipotéticos, porque na realidade este tipo de burlões não emprestam dinheiro a ninguém, apenas querem atrair as pessoas com a promessa de conceder crédito rapidamente para depois pedir um pagamento adiantado e ficar com o dinheiro das pessoas mais desacauteladas.
Eu já escrevi aqui no blog sobre como funciona esta burla, por isso se ainda não sabe como funciona o esquema convido a que leia este artigo aqui.
A verdade é que este não foi o único anúncio fraudulento que vi. No mesmo dia vi pelo menos mais 2 anúncios semelhantes, que mostro nas imagens seguintes:

Email fraudulento: kreditfrpersonal@gmail.com

Tenha cuidado e não se deixe enganar! Este tipo de anúncios são fraudulentos e violam as regras do Facebook.
O meu conselho é que se vir algum anúncio deste género no Facebook faça denúncia. É muito simples e rápido! Basta clicar nos “3 pontinhos” que aparecem no canto superior direito do anúncio e reportar como spam/fraude.
Ao fazer isso, a equipa do Facebook irá analisar o anúncio e irá removê-lo.
Eu já denunciei alguns destes anúncios e em menos de 24 horas recebi mensagem do Facebook a dizer que os anúncios haviam sido removidos por violarem as regras do Facebook.
Na minha opinião, o Facebook devia ser mais proativo, analisar a fundo os anúncios que são submetidos pelos anunciantes e nem sequer permitir a publicação deste tipo de coisas. Mas por vezes o dinheiro fala mais alto, e a plataforma lucra é com a exibição de anúncios.
Então, cabe também a cada um de nós denunciar as fraudes e obrigar o Facebook a reagir.
Se acha que este artigo pode evitar que mais pessoas sejam enganadas partilhe-o Clicando no Botão Abaixo: