Alerta para fraude nos anúncios de crédito fácil e rápido (nos jornais e internet)

Certamente já se deparou com anúncios de crédito fácil e rápido, tanto nos jornais como na internet, não é verdade?

Nesse tipo de anúncios, o anunciante promete a concessão de crédito rápido e com taxas bastante atrativas, no entanto, em muitos casos trata-se de uma fraude, por isso todo o cuidado é pouco. Lembre-se: se parece demasiado bom para ser verdade, então provavelmente é mesmo.

fraude nos anúncios de concessão de crédito

Trata-se de indivíduos sem escrúpulos que aproveitam esta conjuntura de crise e escassez de crédito, de forma a atraírem as pessoas mais desesperadas e vulneráveis para a sua “armadilha” de crédito fácil e rápido.

 

Como funciona este tipo fraude?

O objetivo dos anúncios fraudulentos, veiculados por burlões e falsas entidades de crédito, é atrair os indivíduos que necessitam desesperadamente de financiamento, tentando depois obter o pagamento de um montante “a título de despesas de processo ou de honorários”, para depois informarem o consumidor de que o crédito não foi aprovado. O montante pedido pelos burlões pode ser de 100€, 200€, e nalguns casos até mais – dinheiro esse que o consumidor nunca terá de volta.

Em muitos casos, não há sequer processo nenhum, é tudo uma encenação que visa extorquir dinheiro às pessoas menos atentas.

Além disso, os consumidores podem ser enganados de 2 formas: através de instituições que dizem conceder créditos ou por supostos consultores financeiros. As primeiras têm como objetivo apenas conseguir o montante relativo às despesas de processo. Já os segundos dão a entender que o crédito foi aprovado, para receberem a comissão dos seus serviços, mas depois indicam que o banco não o concedeu.

 

Como evitar “cair” neste tipo de esquema

Normalmente nos anúncios fraudulentos apenas consta um nº de telemóvel ou um endereço de email, e toda a “negociação” é feita através dessa forma de contacto.

O meu conselho é que desconfie caso lhe peçam dinheiro adiantado. Se você não conhece a pessoa (ou a entidade) não deve enviar qualquer quantia.

Obviamente, nem todos os anúncios escondem uma possível fraude, por isso há que ter muito cuidado e certificar-se que está realmente a negociar com uma entidade idónea.

Receba as nossas dicas / notícias diretamente no seu email:

One Comment

  1. Pedro de Jesus pereira says:

    Presizo de 10000 euros

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 regras a seguir quando emprestar dinheiro a familiares ou amigos | Creditos Pessoais Rapidos - [...] diz que ainda está esperando para ser reembolsada por um empréstimo de 10.000 dólares, para um investimento empresarial (doação)…
  2. ALERTA: Fidelity Financial Asesores A.B.O., S. L. Não Está Habilitada Para Conceder Crédito em Portugal | Creditos Pessoais Rapidos - […] a designação comercial “FIELYS FINANCIAL SERVICES” não está licenciada para poder conceder crédito em território […]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *