10 medidas imediatas para poupar dinheiro em tempos de crise

Adotar e manter hábitos de poupança de dinheiro é sempre uma boa opção financeira, e isso é ainda mais verdade em tempos de crise.

Regra geral, em tempos de crise os rendimentos das pessoas e das famílias sofrem algum tipo de corte ou diminuição, e os preços de alguns bens e serviços aumentam, por isso torna-se obrigatório cortar nas despesas para manter o orçamento equilibrado e conseguir colocar algum dinheiro de parte, seja para investir ou para alguma emergência.

10 medidas imediatas para poupar dinheiro em tempos de crise

1. Poupe água e luz

Adote hábitos que lhe permitam poupar água e luz. Além de estar a ser amig@ do ambiente também estará a ser amig@ da sua carteira.

Feche a torneira quando estiver a lavar os dentes ou a esfregar as mãos com sabonete ou sabão durante a lavagem das mãos. Tome banhos rápidos – você não precisa de ficar 10 minutos debaixo do chuveiro. Quando estiver a fazer a barba não deixe a água a correr o tempo todo.

2. Opte por medicamentos genéricos (sempre que possível)

Pergunte ao seu médico se usar um medicamento genérico não fará diferença na sua condição de saúde. Os medicamentos genéricos podem custar muitos euros a menos que os medicamentos de marca.

3. Quando for às compras leve dinheiro e deixe os cartões de crédito em casa

Prepare a sua lista de compras com antecedência e veja mais ou menos quanto irá gastar. Depois, quando for às compras leve a quantia necessária em dinheiro e deixe os cartões de crédito em casa. Dessa forma, você não cairá na tentação de gastar mais que a conta comprando coisas que realmente não precisa.

4. Cozinhe mais vezes em casa e recorra menos ao take-away

Recorrer ao take-away pode tornar-se um vício, e nas grandes cidades são cada vez as pessoas que recorrem a este tipo de serviço ao pequeno-almoço, almoço e jantar.

Espante a preguiça, e cozinhe as suas refeições. Irá poupar dinheiro e também estará a cuidar da sua saúde, visto que muitos take-away servem as chamadas fast-foods com alto teor de sal, gordura e açúcar.

5. Pare de fumar

Para quem fuma, os tempos de crise são uma boa altura para repensar esse hábito que é tão destrutivo para a saúde e para a carteira.

Pense não só no dinheiro que irá poupar, mas sobretudo como a sua saúde e qualidade de irá aumentar.

poupança em tempos de crise

6. Elimine a contratação de serviços que não são de primeira necessidade

Em tempos de vacas gordas geralmente as pessoas aumentam os seus gastos contratando serviços que não são de primeira necessidade, tais como subscrição de canais de televisão pagos, subscrição de sites de notícias (e outros), netflix, subscrição mensal de revistas/jornais, academia, cotas de sócio de clubes, casas ou associações, etc.

Não digo que deve cortar tudo, mas se paga mensalmente vários serviços deste tipo deve pelo menos considerar eliminar alguns deles.

7. Elimine algumas pequenas despesas mensais

Existem algumas pequenas coisas nas quais gasta dinheiro todos os meses (ou quase todos os meses) e que poderia evitar.

Alguns exemplos:

– lave e aspire o seu carro em casa em vez de ir à oficina ou car wash;
– vá menos vezes fazer a barba ao barbeiro – faça em casa;
– vá menos vezes à esteticista e cabeleireira;
– tome café em casa, mais vezes.

8. Evite compras com cartão de crédito

Ao comprar com cartão de crédito estará a incorrer em taxas de juro (TAEG) que na maioria dos casos ultrapassam os 15%. Evitando as compras a crédito irá evitar o pagamento desses montantes de juros.

9. Compre em segunda mão

Existem muitos artigos, equipamentos e até mesmo veículos que faz todo o sentido comprar em segunda mão para poupar dinheiro.

Aqui o segredo é certificar-se que o artigo/equipamento está em boas condições e a funcionar corretamente antes de fechar a compra.

10. Renegocie os seus seguros ou procure uma seguradora com melhores preços

Existem inúmeras seguradoras no mercado, e por isso, fazer a simulação dos seus seguros (automóvel, habitação, saúde, acidentes de trabalho, etc.) em várias seguradoras pode dar-lhe uma ideia de quais são as melhores ofertas do mercado e onde pode poupar mais dinheiro.

Contratando todos os seus seguros na mesma seguradora também pode dar-lhe acesso a melhores preços.

Quando comprou o seu automóvel novo contratou um seguro contra todos os riscos? Talvez isso se justificasse na altura, mas agora que o seu carro já tem 5 anos ou mais será que ainda se justifica estar a pagar um seguro tão caro? Pense nisso e talvez seja a altura de poupar uns bons euros contratando um seguro mais barato.

Tempos de crise nunca são agradáveis, contudo podem ser uma boa altura para repensar hábitos, rotinas e vícios e colocar em marcha as mudanças que são necessárias para alcançar os objetivos pretendidos, tanto ao nível das finanças pessoais como de outros aspetos da vida pessoal.

E-BOOK GRATUITO

Para Receber Gratuitamente o E-book "10 Passos Simples para Livrar-se das Dívidas Rapidamente" coloque o seu Nome e Email abaixo:






Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *