Como Poupar Dinheiro no Dia a Dia: 13 Dicas Essenciais

Para muitas pessoas poupar dinheiro é um desafio enorme, especialmente para aquelas que não têm por hábito fazer o orçamento mensal nem se preocupam em colocar um dinheirinho de lado para constituir um fundo de emergência.

Mas a boa notícia é que você não precisa de dar uma volta de 180 graus na sua vida para começar a poupar algum dinheiro. Existem pequenas coisas que pode alterar no seu dia a dia e que somadas terão um enorme impacto nas suas finanças pessoais a longo prazo.

Antes de dar-lhe algumas dicas sobre como poupar dinheiro no dia a dia, vamos primeiro ver porque é que isso é importante… Mesmo que tenha um salário acima da média, você pode afundar-se em dívidas caso gaste mais do que aquilo que ganha. Apesar de ser algo muito básico, a verdade é que muitas pessoas caem nesta armadilha… E então, sempre que recebem o seu salário a maior fatia vai logo para pagar juros, dívidas acumuladas, etc. – em vez de ir para uma conta poupança. Quando alguém cai no hábito de pedir dinheiro emprestado por tudo e por nada, pode tornar-se difícil sair do buraco, porque a pessoa entra num ciclo vicioso de dívida- uma autêntica armadilha.

E é por isso que fazer o orçamento mensal é muito importante. Ao fazer o seu orçamento mensal, você pode acutelar fundos para fazer face a todas as despesas, guardar algum dinheiro para a conta poupança e eventualmente ainda ser capaz de criar o seu fundo para emergências.

Resultado de imagem para dicas de poupança de dinheiro

Como Poupar Dinheiro no Dia a Dia: 13 Dicas Essenciais

1. Saiba para onde está indo o seu dinheiro

Qual a quantia que entra em sua casa mensalmente? Não importa se você vive sozinho, se vive com a sua companheira(o) ou se tem filhos ou não – determine quanto dinheiro entra e deduza todas as despesas mensais fixas. Certifique-se que todas essas despesas são realmente necessárias, ou seja, não inclua aqueles seus pequenos luxos e extravagâncias.

Ao controlar as entradas e saídas de dinheiro, você irá saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro, e dessa forma poderá fazer os ajustes que forem necessários.

2. Tome o seu café em casa

Se existir um café perto da sua casa ou do seu local de trabalho, você poderá sentir-se tentado a ir lá tomar café todas as manhãs ou no final de almoço. E se você pedir café com natas ou qualquer outro tipo de café especial, as suas despesas com café irão aumentar rapidamente. Em alternativa, você pode comprar uma máquina de café e tomar o café em casa por uma fração do preço que iria pagar fora.

3. Beba água da torneira em vez de comprar sempre água engarrafada

Normalmente a água da rede pública não tem o melhor dos sabores e por isso muitas pessoas evitam bebê-la. A solução aqui pode passar por comprar um filtro de água de modo a obter água decente para consumo a partir da sua torneira.

4. Jante fora menos vezes

Ir jantar fora de vez em quando não tem nada de mal, mas se você jantar fora quase todos os dias isso terá um impacto tremendo nas suas finanças. Então o melhor é ir jantar fora apenas em ocasiões especiais, ou quem sabe 2 a 3 vezes por mês.

5. Gaste menos em saídas à noite e entretenimento

Sair com os amigos é saudável, no entanto, você deve estabelecer limites para os seus gastos, caso contrário as coisas podem facilmente descontrolar-se e lá se vai a poupança do mês, especialmente naquelas noites em que se bebe mais que a conta. Defina quanto pode gastar nessa noite, leve consigo a quantia definida e deixe o cartão de crédito em casa.

> Confira 7 dicas para manter o seu cartão de crédito em segurança

6. Faça os seus próprios presentes para oferecer

Veja com antecedência quais os seus amigos/as e familiares que celebram o aniversário no mês seguinte e pense num presente que você próprio possa fazer em casa. Pesquise em sites “DIY” (Do It Yourself) / (Faça Você Mesmo) – irá ficar espantado com a quantidade de coisas que você pode fazer em casa e que irão certamente ser do agrado da pessoa em causa.

7. Coma menos carne

Aqui pode matar dois coelhos com uma cajadada. Ao comer menos carne você irá poupar dinheiro e ganhar saúde.

8. Poupe nas compras de supermercado

> Veja Aqui Como Poupar nas Suas Compras do Supermercado

9. Envolva todos os elementos da família nos seus esforços de poupança

Fale com toda a família e certifique-se de que estão todos a remar para o mesmo lado. Lembre-os de desligar o aquecimento quando o quarto já estiver quente o suficiente, não deixar as luzes acesas, usar a luz do candeeiro para estudar, não deixar os equipamentos com a luz de stand-by ligada durante a noite, cuidar das roupas e calçado para durem mais tempo, etc.

10. Compre a roupa fora da estação

Ao comprar roupa fora da estação irá poupar quantias que não imaginava… Por exemplo, no final do Verão pode comprar calções, fatos de banho, toalhas de praia, etc. (para o Verão seguinte) com descontos incríveis. Irá gastar uma fração do valor que gastaria se comprasse exatamente os mesmos itens no início da estação.

11. Compare preços

Quer faça compras em lojas online ou físicas procure sempre comparar preços antes de tomar a decisão final de compra. Na internet existem vários sites de comparação de preços que você pode visitar para saber onde conseguir os melhores preços.

12. Aproveite os cupões de desconto, vouchers e tudo o resto que encontrar

Colecione os cupões e vouchers que vêm nas revistas ou que são oferecidos nas lojas e use-os sempre que for possível e útil. No entanto, não caia no erro de comprar algo que não precisa apenas porque pode obter um bom desconto. Nesse caso, não estará a poupar mas sim a gastar sem necessidade.

13. Tente manter-se saudável

Ao levar um estilo de vida saudável é menos provável que adoeça, e assim irá evitar gastos com hospitais e medicamentos. Coma alimentos saudáveis e faça exercício regularmente. A sua saúde agradece e a sua carteira também.

Algum destes hábitos de poupança já faz parte do seu dia a dia?
Tem alguma dica boa de poupança para acrescentar a esta lista? Então COMENTE ABAIXO!

Receba as nossas dicas / notícias diretamente no seu email:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *