Como saber se o seu nome consta da Lista Negra do Banco de Portugal (Passo a Passo para consultar o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito)

Como saber se tenho dívidas no Banco de Portugal?

Esta é uma questão com que muitas pessoas se debatem e este artigo tem por objetivo explicar passo a passo como consultar a Lista Negra do Banco de Portugal, ou mais precisamente, como obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito.

Mas antes de mais convém esclarecer que a Lista Negra do Banco de Portugal não é realmente negra e nem sequer é uma lista – mas sim uma base de dados a que os bancos acedem para saber se a pessoa (requerente de crédito ou fiador) tem todos os seus créditos regularizados. E da mesma forma que os bancos podem ter acesso a essa informação também você poderá consultar a informação SOBRE SI que consta dessa base de dados do Banco de Portugal.

(Destaquei o “sobre si” porque apenas pode aceder à informação que a si diz respeito e não à informação sobre outras pessoas.)

Passo a Passo para consultar o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito

Para obter o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito apenas necessita do seu Nº de Contribuinte e da sua Senha de Acesso ao Portal das Finanças.

Como proceder?

CLIQUE AQUI para ir para a página que lhe dará acesso à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (CRC).

De seguida, aceite as condições e clique em “Obter Mapa”.

Depois, na secção “Serviços a Particulares” clique no link:
> Autenticação com credenciais de acesso ao Portal das Finanças (nº de contribuinte e senha)

[Nota: nessa página também existe um secção destinada a empresas]

Por fim, só tem que inserir o seu Nº de Contribuinte e a sua Senha de Acesso ao Portal das Finanças, e terá acesso ao seu Mapa Responsabilidades de Crédito, podendo imprimi-lo se assim desejar.

Caso exista nessa lista alguma linha a cinzento significa que você está em incumprimento (relativamente a esse crédito), ou como é costume dizer-se: “está na Lista Negra do Banco de Portugal”.

No seu mapa (ou lista de créditos) aparecem todos os créditos que você tem ou possa vir a ter (p.e. cartões de crédito), a mensalidade, quanto ainda falta pagar e se está a pagar tudo a tempo e horas.

Lista Negra do Banco de Portugal

Exemplo – Mapa de Responsabilidades de Crédito

Se na coluna referente à “Situação de Crédito” estiver escrito “Regular” ou “Potencial” significa que está tudo bem, se estiver escrito “Vencido” a linha aparecerá a cinzento – e isso significa que você está em incumprimento, ou seja na lista negra.

Quando você vai ao banco pedir um crédito – ou solicitar um cartão de crédito – é esta lista que o banco consulta para saber qual é a sua situação financeira e avaliar se você é um cliente de risco ou não.

Em Portugal existem aproximadamente 1,5 milhões de fiadores, e esta ferramenta também pode ser muito útil para essas pessoas que assim podem saber se o empréstimo de que são fiadores está a ser pago todos os meses, e qual o montante total que ainda falta pagar.

Receba as nossas dicas / notícias diretamente no seu email:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *