Saiba o que fazer se o seu pedido de empréstimo não for aprovado

Como a maioria dos proprietários de pequenas empresas e também as pessoas em geral sabem, obter financiamento bancário pode ser difícil. Isso acontece principalmente porque geralmente os bancos consideram arriscado emprestar dinheiro às pequenas empresas. Apesar dos bancos serem seletivos relativamente a que pessoas ou empresas eles emprestam, muitos proprietários de pequenas empresas vêem os seus pedidos de empréstimo rejeitados por razões que são corrigíveis e/ou evitáveis.

Isso inclui questões como baixa rentabilidade, fluxo de caixa ou receitas insuficientes, nome na lista negra do Banco de Portugal, plano de negócios fraco e/ou mal delineado ou não ter ativos suficientes para dar como garantia.

pedido de crédito rejeitado o que fazer

Se o seu pedido de empréstimo não foi aprovado, é provável que tenha sido devido a uma destas razões ou algo similar. No entanto, algumas dessas questões são corrigíveis.

Portanto, antes de fazer um novo pedido de crédito sugerimos que tome medidas com vista a aumentar suas chances de aprovação. E a seguir vamos apresentar algumas dessas medidas…

 

1. Descubra porque é que o seu pedido de crédito foi rejeitado

O primeiro passo para resolver um problema é descobrir a causa desse mesmo problema. Então você deve dirigir-se ao banco ou instituição financeira à qual submeteu o pedido de empréstimo e informar-se porque é que o seu pedido foi rejeitado. Obtenha o máximo de detalhes e informação possível. Dessa forma, você pode identificar as áreas problemáticas que você precisa melhorar de forma a poder tentar novamente em melhores condições.

Além disso, ao solicitar esse tipo de informações você também poderá determinar se esse será o credor ideal para si. Talvez você possua um negócio muito recente e a instituição a que você recorreu prefira emprestar a empresas já bem estabelecidas. Às vezes pode ser uma questão de encontrar o credor certo e que melhor se ajusta ao seu negócio.

 

2. Contrate um contabilista profissional

Se você tem feito a sua própria contabilidade, talvez esteja na hora de contratar um contabilista para colocar a sua papelada em ordem.

Rob Satrom (dono de uma firma de contabilidade) afirma o seguinte:

“Uma boa analogia para esta situação é a do cabeleireiro – se você cortar o seu próprio cabelo em vez de ir ao cabeleireiro toda a gente irá notar, a menos que você realmente seja um cabeleireiro altamente qualificado.”
“Ter um contabilista profissional para manter a sua contabilidade organizada e atualizada é uma grande mais valia aos olhos de um banco.”

3. Aumente as suas receitas e melhore a sua rentabilidade

Baixo fluxo de caixa, receita ou rentabilidade estão entre algumas das principais razões pelas quais os pedidos de crédito de pequenas empresas são rejeitados. Se você não conseguir demonstrar que o seu negócio é financeiramente sólido, um banco vai pensar – provavelmente corretamente – que você não será capaz de pagar um empréstimo.

Uma maneira simples de melhorar imediatamente o fluxo de caixa e a receita é receber os pagamentos dos seus clientes mais cedo. Uma forma de fazer isso é oferecer descontos para faturas que são pagas na hora ou num prazo mais curto, e se for o caso, oferecer meios para que os seus clientes possam automatizar os pagamentos.

Você também deve analisar o seu orçamento operacional atual e ver se existe forma de reduzir ou eliminar despesas desnecessárias, sendo que contratar um contador profissional pode ajudá-lo nessa tarefa.

 

4. Considere outras opções

Trabalhar com apenas um banco pode ser vantajoso em muitos aspetos, mas quando se trata de conseguir um empréstimo você deve considerar também outros bancos e/ou instituições de crédito.

Contate bancos mais pequenos, bancos maiores, cooperativas de crédito, instituições de crédito alternativas e até mesmo diferentes balcões do mesmo banco. Você pode descobrir que enquanto um banco o rejeitou, outro pode ficar feliz por poder aprovar o seu pedido de empréstimo.

Considere ainda formas de financiamento não tradicionais como crowdfunding ou financiamento em troca de capital da empresa. Ambas são boas formas de obter capital sem dívidas (embora não sejam ideais para todos os tipos de negócios).

Por último, e caso não encontre outra solução, porque não pedir dinheiro a uma familiar ou amigo?

 

Apesar da não aprovação de um empréstimo poder ser um grande revés, você pode aumentar suas chances de ser aprovado na vez seguinte, seguindo as dicas descritas acima.

Receba as nossas dicas / notícias diretamente no seu email:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *